Blog

Siscoserv: entenda o seu papel no comércio exterior brasileiro

Navegue por tópicos!

Siscoserv

O Siscoserv tem como um dos objetivos ajudar as empresas que atuam no comércio exterior de serviços e intangíveis. Leia nosso artigo e entenda mais sobre o seu papel

Nos últimos anos muito tem se falado sobre o Siscoserv instituído na Lei 12.546/2011, é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que produzam Variações no Patrimônio e tem sido um dos principais assuntos ligados ao comércio exterior no País.

O que é Siscoserv?

Criado pelo (MDIC) Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com o objetivo de formular, estimular, averiguar e acompanhar as políticas públicas relativas a serviços (prestação) e intangíveis (transferência ou cessão de bens e direitos intangíveis).

De forma mais simples, o Siscoserv é um sistema que registra transações internacionais feitas por pessoas ou empresas que residem no Brasil, com pessoas ou empresas que residem no exterior.

Essa obrigatoriedade é para serviços e intangíveis conforme listados acima (quando se trata de mercadorias, quem é responsável pelo controle é o Siscomex).

Alguns exemplos de registros que que precisam ser feitos no Siscoserv por empresas ou pessoas que residem no Brasil:

  • Quando contratam e faturam serviços por domiciliados no exterior;
  • Quando Transferem e faturam intangíveis no exterior;
  • Quando Prestam e faturam serviços no exterior;
  • Quando Contratam e faturam intangíveis por domiciliados no exterior;
  • Quando Contratam domiciliados no exterior, mesmo que o agenciador esteja no Brasil.
  • Quando realizam operações prevista no NBS – Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações – com domiciliados no exterior.

O empresário/pessoa que não apresentar deverá prestar contas ou corrigir os erros e estará sujeito a multas, onde os valores dependerão da apresentação extemporânea.

A obrigação do registro no Siscoserv sempre será da pessoa ou empresa que reside no Brasil.

Qual o papel do SiscoServ no Comércio Exterior Brasileiro

Tendo o registro das transações internacionais referente a serviços e intangíveis, é possível acompanhar e aprimorar ações de estímulo, formulação e avaliação das politicas públicas relacionadas ao setor, além de ser  ser essencial para negociações internacionais.

Empresa especializada em SiscoServ

Precisa declarar as operações no exterior e ainda tem dúvida sobre como usar o Siscoserv? Não se preocupe, entrem em contato com Levycam, nossos profissionais são altamente experientes e irá auxiliá-lo quanto às declarações e prazos voltados a essa ferramenta.

Levycam Corretora de Câmbio

Levycam Corretora de Câmbio

Corretora de Câmbio e Valores - Empresa renomada que está há mais de 85 anos no mercado de Casas de Câmbio, realizando transações online e seguras com as Melhores taxas

Fale conosco

Dicas e Novidades sobre o Mercado Financeiro

Acompanhe as novidades sobre o mercado Financeiro e também as dicas da Levycam Corretora de câmbio de valores

como receber dinheiro do exterior
Remessas internacionais

Como receber dinheiro do exterior?

As remessas internacionais vindas do exterior são uma operação financeira utilizada por muitas pessoas jurídicas que realizam negócios no estrangeiro. Então, a forma mais segura

Leia mais »
Falar com a Levycam!
1
Fale Conosco!
Precisa de ajuda?
Clique aqui e fale agora com nossa equipe agora mesmo!