Fale Conosco: (11) 3295-3999

Conceitos básicos do Mercado de Câmbio

Conceitos básicos do Mercado de Câmbio

Navegue

Cada país possui sua moeda com seu respectivo valor, que vão desde o famoso dólar até moedas desconhecidas, como a Dinar Kuwait, que apesar da pouca popularidade, vale mais que o dólar americano. No mercado de câmbio, esses valores são avaliados por um agente autorizado para serem comercializadas. 

No Brasil, ele é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central, e qualquer agente que não esteja dentro dessas normas é considerado ilegal.

Os centros financeiros funcionam 24h por dia, 5 dias na semana ao redor do mundo, abrangendo quase todos os fusos horários. Assim, quando um fecha, o outro já está disponível para negócio.

É composto por dois segmentos, o mercado primário, sendo a entrada e saída de moedas estrangeiras através de importações, exportações e operações entre turistas.

E o outro, o segmento secundário, onde as operações são feitas entre as instituições financeiras autorizadas.

Continue o texto e tenha mais informações sobre esse mercado que move milhões ao redor do mundo.

Operações do Mercado de Câmbio

Comprar dólar é apenas uma das operações disponíveis no mercado de câmbio, além dela, existem inúmeras outras como:

As operações acontecem em pares, ou seja, para comprar uma moeda, é preciso que você entregue a outra. Podem ser feitas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, desde que uma das partes seja um agente autorizado pelo Banco Central.

Por isso, esteja atento quando for fazer alguma operação, verifique se a instituição é regularizada, evitando futuros problemas.

A Levycam, além de ser uma corretora de câmbio e valores certificada pelo Banco Central, está há mais de 85 anos no mercado, você pode confiar.

Taxas de Câmbio

Taxa de câmbio é o valor de uma moeda em relação a outra, e varia segundo a operação da moeda.

Cada país adota uma taxa, dependendo da política cambial do Banco Central do seu país, no Brasil, por exemplo, temos a taxa cambial flutuante, o que significa que varia conforme a oferta e a demanda do mercado.

Já os outros regimes se baseiam das seguintes formas:

Regime Fixo

O governo determina um valor fixo para a moeda. Esse regime já foi adotado pelo governo brasileiro algumas vezes.

Regime Atrelado

Sua taxa sofre alterações diariamente, ele varia entre o regime fixo e flutuante.Há duas formas de taxa cambial, a direta e a indireta.

Na direta, são os valores da moeda estrangeira para uma unidade da moeda nacional. Já na indireta, a taxa em valores da moeda nacional para uma unidade da moeda estrangeira.

Compra de moedas estrangeiras com a Levycam!

Se seu intuito é viajar ou enviar dinheiro para fora do país, vai ter que fazer a compra de moedas estrangeiras.

Normalmente, o câmbio voltado ao turismo envolve mais custos como seguro, logística, entre outros. Se você for comprar dólar, a moeda mais utilizada no mundo, não se esqueça das dicas destacadas neste artigo.

Dentre elas, uma das mais importantes e que você não deve esquecer, é a de sempre procurar uma corretora de câmbio segura e que não trará dores de cabeça para você.