contato@levycam.com.br | Contato: (11) 3242-3999 | Ouvidoria: 0800 770 7103
Comprar dólar: quatro dúvidas sobre taxa de câmbio para comprar moeda estrangeira

Para comprar dólar ou qualquer outra moeda estrangeira é importante entender como funciona a taxa de câmbio e se há o melhor momento para comprar outra moeda. Vai viajar e está com dúvida nisso, saiba mais:

Quando falamos de compra e venda da moeda estrangeira (seja o Dólar Americano, Libra esterlina ou qualquer outra moeda em espécie), logo ouvimos falar da taxa de câmbio e o sobe e desce dos preços das moedas.

Porém, para quem pretende comprar ou vender moedas estrangeira é necessário entender perfeitamente o que é a taxa de câmbio, como ela funciona e como ela influencia na hora da compra. Então é importante saber que existe uma grande diferença entre o Dólar Comercial e o Dólar turismo.

Principais dúvidas sobre a taxa de câmbio para comprar dólar e outras moedas estrangeiras

O que é a taxa de câmbio?

Basicamente, essa taxa é o preço que uma moeda estrangeira possui que é medido por unidade ou fração na moeda nacional;

Como é definida a taxa de câmbio

É muito comum que a taxa de câmbio sofra alterações ao longo das semanas e para ser calculada ela depende de diversos fatores, sendo um dos principais a oferta e demanda da moeda no país.

Então, quando há uma grande comercialização do dinheiro estrangeiro no mercado o preço ou a cotação tende a baixar e quando há pouca circulação da moeda o preço aumenta.

É válido ressaltar também que fatores econômicos e políticos de um país podem influenciar no preço final de uma moeda.

Além disso, a definição de uma taxa de câmbio pode depender de três regimes cambiais. Sendo eles o Regime Cambial Fixo, Flutuação e Atrelado.

  • Regime Cambial Fixo: neste tipo de regime a autoridade monetária do país, define um valor fixo da moeda estrangeira em relação à moeda nacional. Aqui em nosso país, o responsável é o Banco Central do Brasil;
  • Flutuante: aqui não há qualquer intervenção do governo para determinar o valor e sim é considerada a oferta e demanda da moeda como já citado acima;
  • Atrelado: este tipo de regime enfim é a junção do Cambial Fixo com o Flutuante. Tradução: há oferta e demanda, porém, dentro dos parâmetros do governo.

O que significa taxa de compra e venda?

As taxas de compra e venda, estão dentro da taxa de câmbio e funcionam da seguinte maneira:

Vamos supor que uma pessoa precisa comprar dólar em alguma casa de câmbio, banco ou instituições autorizadas para essa transação. Será aplicada uma taxa de venda sobre essa compra que é sempre mais alta, pois, depende de custos de serviços, seguro, etc.

Já a de compra é quando uma instituição compra a moeda de uma pessoa física, haverá a taxa de compra.

Como posso fazer esse cálculo?

Tenha sempre em mente que a primeira moeda a aparecer na conta deverá ser igual a uma unidade e a segunda é a quantidade dessa moeda necessária para comprar a primeira unidade.

Imagine que um indivíduo irá para os Estados Unidos e precisa comprar dólar com reais (USD/BRL). O total de reais que ele possui para converter é de 3 mil reais e a taxa de câmbio para o dólar no dia está por de 1,5.

O cálculo a ser feito então será de R$3.000 dividido por 1,5 onde ele obterá 2 mil dólares.

Empresa especializada em Taxas Cambiais

Precisa comprar moeda estrangeira como dólar ou Euro? Mas quer saber mais sobre como funciona a taxa de câmbio? Então fale com a Levycam! Possuímos taxas competitivas e total transparência no tratamento com seus clientes.

Fechar Menu
WhatsApp Fale conosco!