Fale Conosco: (11) 3295-3999

Entenda a diferença entre Dólar Turismo e Dólar Comercial

dólar comercial e dólar turismo

Navegue

No mundo globalizado atual, as viagens internacionais e remessas de dinheiro ao exterior se tornaram atividades corriqueiras. Como parte disso, muito se fala sobre dólar turismo, dólar comercial e taxas de câmbio.

Então, se você precisa trocar moeda estrangeira para viagens ou compras de produtos, o ideal é entender como funciona as taxas de câmbio.

Igualmente, vale compreender um pouco mais sobre as diferenças entre a cotação do dólar turismo e comercial. Sendo assim, a Levycam separou algumas dicas e informações valiosas para você. Saiba mais!

Taxa de câmbio: o que é isso?

De forma resumida, a taxa de câmbio é uma comparação de valor entre duas moedas. Isso mostra, por exemplo, quanto, em reais, você receberá em troca de cada dólar.

Logo, a taxa de câmbio dá uma relação de valor exato de quanto a moeda de um país vale em comparação com outra moeda em um determinado período de tempo.

Então, se você quiser trocar dólares dos Estados Unidos por reais brasileiros, será aplicada uma taxa de câmbio.

Essa taxa é chamada por muitos nomes diferentes como taxa interbancária e taxa média do mercado. E ela é estabelecida pelos comerciantes globais; o ponto médio entre demanda e oferta de uma moeda.

Independentemente do nome, a taxa cambial é aplicada nas casas de câmbio, que são autorizadas a fazer operações de compra e venda de moeda pelo Banco Central.

Tanto no caso da compra e venda de dólar comercial quanto na compra/venda de dólar turismo, há incidência da taxa cambial.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Dólar comercial é a expressão usada para operações no mercado financeiro que envolvam importações e exportações.

O dólar comercial, negociado por bancos comerciais e corretoras de câmbio autorizadas –  como a Levycam – só pode ser utilizado nos casos de importação e exportação de produtos por empresas e pessoa jurídica.

Ou seja, não existe nenhuma autorização para que seja usado para compras pessoais no exterior, por exemplo.

Do que se trata o dólar turismo?

Já o dólar turismo é um termo normalmente relacionado à compra de moeda em agências de câmbio, com a finalidade de pagar despesas pessoais em viagens.

A taxa de câmbio aqui será diferente da taxa comercial. Se você comprar euros, por exemplo, pagará mais por eles do que se os comprasse à taxa comercial.

Isso porque a taxa de turismo é ajustada para obter lucro, além de cobrir os custos de importação de papel-moeda.

Em qualquer uma das operações, busque sempre contar com os serviços especializados de corretoras de valores experientes.

Os profissionais atuantes com corretagem saberão indicar as melhores taxas e o melhor período de compra/venda e troca de moedas.

A Levycam possui ampla expertise no assunto. Portanto, se precisar comprar dólar ou vender moedas de outros países, fale com um dos consultores da Levycam Corretora de Valores.