contato@levycam.com.br | Contato: (11) 3242-3999 | Ouvidoria: 0800 770 7103
Como é calculado o valor do Câmbio Turismo? (E como aproveitar para economizar)

O Câmbio Turismo é a cotação usada por casas e corretoras de câmbio para calcular o valor de compra e venda de dólar turismo. Vale lembrar que o dólar turismo é utilizado tanto por pessoas físicas (viagem a turismo) quanto por pessoas jurídicas, que compram moeda estrangeira em viagens de negócios.

De acordo com o câmbio do dia, as operações de compra e venda de dólar são influenciadas. Assim, a moeda pode sair mais cara ou mais barata para quem compra ou vende: no caso, quem vai viajar ao exterior. 

Existem formas de calcular o valor do Câmbio Turismo e descobrir quando a compra do dólar pode ser mais vantajosa para o bolso. Então, se você vai viajar ao exterior a negócios em breve e pretende economizar, confira as dicas da Levycam nesta matéria!

Cálculo do valor do Câmbio Turismo: como é feito?

Em suma, o valor do Câmbio Turismo é feito com base na taxa do dólar comercial, que inclui custos de importação, impostos, logística, etc. Por isso, na maioria das vezes, o dólar turismo fica mais caro do que o dólar comercial, exigindo das corretoras (como a Levycam) ampla experiência e muita habilidade para indicar o melhor momento de comprar ou vender moeda estrangeira. 

Além disso, é essencial observar dois regimes de câmbio muito importantes: o câmbio flutuante e o câmbio fixo. Esses dois regimes determinam como o cálculo é feito e interferem no valor final das operações de compra e venda do dólar. Veja a diferença entre ambos:

Câmbio Flutuante

Neste caso, é o próprio mercado que determina, livremente, o valor da moeda local em relação a moedas estrangeiras como o dólar, o euro, dentre outras. Assim, de acordo com a lei de oferta e da procura, a cotação da moeda pode variar bastante.

Câmbio Fixo

Pelo câmbio fixo, é o Banco Central que estabelece uma taxa de câmbio fixa para calcular o valor de uma moeda em relação à outra. No Brasil, o valor do real brasileiro é comparado ao valor do dólar e também de outras moedas fortes, como o euro e o iene, a moeda do Japão. 

Por que a compra ou venda de moedas exóticas podem custar mais?

Vai viajar internacionalmente a negócios e precisa comprar moedas de menor circulação? Então já ter observado que as moedas exóticas – menos negociadas – podem ter um “Spread” superior ao Câmbio Turismo e ao comercial. 

De fato, essa diferença existe por duas razões. A primeira delas é o fato de que as corretoras e casas de câmbio assumem um risco maior no estoque de moedas pouco negociadas no mercado. Com isso, o valor de compra ou venda tende a oscilar significativamente se a moeda estiver muito tempo “encalhada”.

Além disso, os bancos também investem menos na compra das moedas exóticas, o que reduz a margem de negociação. 

Fique de olho no IOF do câmbio turismo!

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide em todas as operações de câmbio. Portanto, esse imposto também deixa o valor do dólar turismo mais salgado. Contudo, quando o comprador negocia com moeda em espécie, o percentual do imposto cobrado é de apenas 1,1%.

Já quem compra utilizando cartão pré-pago internacional paga 6,38% de IOF. Por isso, é válido verificar essas informações e tirar proveito da melhor forma de negociar e comprar ou vender moeda estrangeira. 

Busque uma casa de câmbio especializada no câmbio turismo!

Um fator importante – que pode fazer toda a diferença para o seu bolso – é procurar uma casa de câmbio especializada e com profissionais experientes. Ao contar com o auxílio de consultores especializados, você poderá economizar na compra de moeda estrangeira e aproveitar as melhores cotações.

A Levycam, por exemplo, é uma corretora de câmbio e valores em SP que atua com compra e venda de moedas estrangeiras para pessoas físicas e jurídicas, oferecendo também os serviços de remessas internacionais, intermediação de operações de câmbio e muito mais.

Fale com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas sobre o Câmbio Turismo e câmbio comercial!

Fechar Menu
WhatsApp Fale conosco!