Remessas Internacionais: tudo o que você deveria saber

remessas internacionais

Navegue

No Brasil, o mercado de câmbio, em que são realizadas as operações cambiais, é regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. 

Uma operação de câmbio ocorre quando em um pagamento ou recebimento envolvendo moedas de países diferentes, seja para viagem internacional, doação, compra de produtos ou outro motivo qualquer, é necessário trocar a moeda de um país pela moeda de outro país. Esses pagamentos podem acontecer por remessas internacionais.

As remessas do exterior destinados a residentes no Brasil devem ser obrigatoriamente convertidos em reais através de instituição autorizada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil.

Da mesma forma, a moeda estrangeira destinada ao exterior deve ser adquirida nessas instituições. Qualquer outro meio para realizar essa operação é considerada ilegal.

Qualquer empresa regularmente autorizada a exercer atividade comercial pode ser contratada por instituição financeira autorizada a operar em câmbio para ser seu correspondente. Pode-se consultar a lista dos correspondentes em operações de câmbio aqui.

banner levycam

Remessas Internacionais

Existem três maneiras seguras de se fazer remessa de dinheiro do exterior para o Brasil: por ordem de pagamento, cartão internacional e por meio dos Correios. 

Ordem de pagamento

Para efetuar uma ordem de pagamento o remetente deve procurar uma instituição no exterior para transferir o dinheiro ao beneficiário no Brasil.

É possível fazer a remessa de moeda estrangeira do exterior através de empresas não financeiras especializadas em transferências internacionais, dependendo da legislação de cada país. 

Para receber o valor em reais, é sempre necessário que o beneficiário apresente documento de identificação. Em geral, o banco somente solicitará documentação adicional nas seguintes situações: 

  • Qualquer pessoa ou empresa pode enviar. Basta apresentar documentação (RG, CPF) e, para valores maiores de R$50.000 (cinquenta mil reais) declaração de IR.

Vantagens de ordens de pagamento para o exterior:

Cartão internacional

Para fazer a remessa, o remetente, no exterior, deve procurar uma instituição que ofereça o serviço de transferência de valores com utilização de cartão internacional.

Caso a instituição trabalhe com essa categoria de operação, o valor, em reais, pode ser creditado em conta corrente ou poupança no Brasil, do próprio remetente ou de outro beneficiário, ou ser recebido em dinheiro, diretamente pelo beneficiário.

Observação: Não existe limite para enviar remessas no estrangeiro, porém se o valor for superior a R$10.000 (dez mil reais), a transferência deverá ser feita da conta bancária da mesma pessoa que fechou o câmbio.

Correios

Para conhecer os países conveniados, os limites, as tarifas, os prazos e as outras condições das transferências postais, visite o site dos correios ou entre em contato com a equipe da Levycam que os especialistas irão te auxiliar neste processo.

Custo Final das Remessas do exterior

O custo final para fazer uma remessa internacional depende de vários fatores. Para garantir o menor preço, é preciso comparar os custos dos provedores, tendo em conta a taxa de câmbio e outras tarifas eventuais.

A Levycam possui as melhores taxas do mercado e mais de 87 anos de tradição!

Algumas instituições, como os bancos, também cobram custos adicionais, como a taxa SWIFT e outras taxas bancárias. O valor final será composto por:

  • Taxa de câmbio;
  • Taxa Swift;
  • Tarifa de envio;
  • IOF.

Assim, antes de escolher a empresas para realizar a sua transferência para o exterior, avalie com atenção os valores que estão sendo cobrados, já que muitas instituições adicionam margem oculta sobre algumas das suas tarifas.

Conte com a Levycam para realizar suas remessas internacionais.

COMUNICADO

Prezados, o nosso celular de número 1199521-3423 foi clonado e estão se passando por funcionário da Levycam. Todo e qualquer pagamento devem sempre ser feito para as contas da Levycam Corretora e nunca em nome de terceiros.