Fale Conosco: (11) 3295-3999

Quer saber como funciona a cotação do dólar? A Levycam te explica!

Cotação do dólar

Navegue

Entender as flutuações do mercado de cotação do dólar pode parecer um verdadeiro mistério para quem não domina profundamente o assunto e tornar-se um problema quando queremos realizar alguma transação com moeda estrangeira. No entanto, não é tão difícil como parece.

Existe na internet uma série de sites que apresentam os valores diários, índices e previsões sobre a moeda, como a Levycam, Infomoney, Uol Economia e Valor Econômico, que podem ajudar você a compreender a lógica das flutuações de preço. Veja os itens abaixo e entenda como funciona a cotação do dólar.

Taxa de câmbio e cotação do dólar

O primeiro ponto que se deve ter em mente para entender como a cotação funciona é levar em consideração a taxa de câmbio. O câmbio é a relação do preço entre duas economias e facilitam as transições comerciais entre os países.
Por estar sujeita a oscilações na economia, o câmbio é uma taxa bastante flexível, com picos de alta e quedas bruscas também.

O órgão que controla essas flutuações é o Banco Central do Brasil, que fornece valores de referência para servir como base para negociações de quem compra e quem vende.

Operações de compra e venda de dólar

Além da taxa de câmbio, existem as taxas de compra e venda de moeda que influenciam na cotação do dólar. A taxa de venda é o preço cobrado pelas instituições (bancos e casas de câmbio) por disponibilizar a moeda.

Já a taxa de compra é estabelecida quando a instituição compra o montante. Dessa forma, quando o cliente compra dólares para viajar, por exemplo, a tarifa que será considerada é a taxa de venda aplicada pela instituição.

Dólar comercial x dólar turismo x Dólar paralelo

No mercado há três tipos de dólar circulantes. Entenda a diferença entre eles:

Dólar comercial

É a moeda utilizada para a realização de transações de importação e importação entre empresas e também pela Bolsa de Valores.

Dólar turismo

É a cotação do dólar usada na compra de moeda para viagens e pagamentos no cartão de crédito em compras feitas no exterior. Tende a ter cotação acima do dólar comercial.

Dólar paralelo

É a moeda comercializada por vendedores ou entidades informais que não têm permissão para negociá-la.

Quem pode comprar e vender dólar?

Entidades como bancos e corretoras de câmbio (desde que autorizadas pelo Banco Central) podem efetuar as transações.

Quer comprar dólar com segurança e a preços competitivos? A Levycam pode te ajudar! Consulte nossos especialistas!

Veja também: Confira 5 dicas para comprar euro