Blog

Ordens de Pagamento do Exterior: o que é e como funciona?

Navegue por tópicos!

Profissional enviando Ordens de Pagamento do Exterior

Em resumo, as ordem de pagamento é uma autorização, e com essa autorização é possível fazer a retirada de montantes em uma instituição financeira autorizadaJá as Ordens de Pagamento do Exterior destinam-se a clientes pessoas físicas ou jurídicas, residentes no Brasil, que precisam receber em reais recursos financeiros provenientes do exterior. O prazo para saque é de 48 horas até 7 dias e os valores transferidos geralmente são maiores que R$ 1000,00.

Mas não é essa a única função de uma ordem de pagamento (ORPAG). Nesse texto vamos falar sobre o que é uma ordem de pagamento, quando podemos usar desse recurso para operações nacionais e internacionais e como fazer isso, além de dicas de segurança e parceria que te trarão vantagens nessa operação.

O que é uma ordem de pagamento

A ORPAG é um processo que permite a retirada de valores do banco através de cheques ou remessas de valores, dentro ou fora do país de origem.

Além disso, a ordem de pagamento pode ser uma solução de recebimento para quem não possuí contas em bancos ou, então, enviar dinheiro para o exterior.

Em resumo uma ordem de pagamento é uma autorização, e com essa autorização é possível fazer a retirada de montantes em uma instituição financeira autorizada. 

Através de uma ordem de pagamento do exterior, portanto, é possível enviar dinheiro do exterior e retirar em um banco brasileiro, independentemente de valores e de outros câmbios, por isso, o tema é relevante e gera muitas dúvidas.

Quando se pode utilizar uma Ordem de Pagamento

As ordens de pagamento são geralmente utilizadas para:

Pagamento de verbas rescisória

Caso o ex-funcionário não possua conta bancaria a solução pode ser uma ORPAG para acerto de contas.

Remessa de valores ao exterior

Independentemente do país de origem a ordem de pagamento pode ser uma opção de envio de dinheiro ao exterior.

Pagamento de serviços

Caso o prestador de serviços não possua conta bancaria, e o recebimento em mãos seja inviável pode-se utilizar um ORPAG para o pagamento.

Em todos os casos a ordem de pagamento é uma das opções viáveis de recebimento da remessa.

Como fazer uma ordem de pagamento no Brasil

O primeiro passo para realizar uma ordem de pagamento é encontrar uma instituição financeira que trabalhe com essa categoria de serviço, pode ser um banco tradicional ou corretora.

Escolhida a instituição apresente os seguintes documentos:

  • nome completo; 
  • RG, ou outro documento de identidade com foto (CNH, por exemplo); 
  • CPF;
  • contrato assinado
  • filiação.

A assinatura do contrato, própria ordem de pagamento, pode ser realizada no momento da transferência. Além disso, o montante a ser pago ao terceiro deve ser acrescentado do valor das tarifas que variam para cada instituição.

Com o contrato devidamente assinado cabe ao emissor da ordem de pagamento informar a outra parte que pode realizar o saque.

Esse é um processo padrão, mas cada instituição pode ter suas especifidades, certifique-se de toda a documentação necessária para evitar retrabalho e atrasos nos processos.

Como fazer as Ordens de Pagamento do Exterior?

O processo é relativamente parecido com as ordens de pagamento para o Brasil, mas ela pode ser realizada em bancos e casas de câmbio também. A ordem de pagamento internacional, serve para enviar remessas para outros países sendo formalizada com um contrato de câmbio.

Com os bancos a praticidade pode ser maior por ser feita online. Porém, aplicam taxas mais altas e pedem um prazo maior.

Além de outros documentos, na ORPAG deverá constar o IBAN (International Bank Account Number) e código do banco (código SWIFT) onde será feito o saque.

É possível indicar se outras despesas envolvidas na operação ficarão a cargo do remetente ou do beneficiário.

Cuidados a se tomar ao fazer as Ordens de Pagamento do Exterior

Toda operação que envolve dinheiro requer cuidado, seja enviar dinheiro para o exterior ou receber a ordem de pagamento. A maior vantagem em se efetuar esse tipo de transferência é a sua segurança. 

Porém, alguns cuidados devem ser tomados, começando pela escolha da instituição. Portanto, verifique a reputação da empresa na internet e com pessoas do meio financeiro. Procure por especialistas nesse serviço e já consolidados no mercado.

Verifique se as taxas operadas estão dentro das praticadas pelo mercado, ou se estão cobrando por serviços que não estão necessariamente contratando. 

Caso opte por remessas online, verifique a segurança do site. Confira no endereço do site no navegador se existe um cadeado fechado, isso mostra que é um site seguro.

Para quem irá receber alguns cuidados também são indicados. 

Geralmente, o saque é realizado em espécie  e o recebedor sai com o dinheiro no bolso. Portanto, aumente a segurança não efetuando esse saque sozinho, faça o menor trajeto para um local seguro para seu dinheiro.

Outra opção é utilizar esse dinheiro para pagar algumas contas no próprio caixa, reduzindo seu montante. Mantenha a descrição e peça descrição ao caixa.

Levycam corretora de câmbio e valores é especialista em fazer Ordens de Pagamento do Exterior

Se leu o texto até aqui percebeu a importância de contar com empresas qualificadas e consolidadas no mercado na hora de realizar uma ordem de pagamento. 

Atuando desde 2009, com ênfase às corretagens de câmbio nas modalidades de importação, exportação e remessas financeiras, operações de posição própria e compra, e venda de moeda estrangeira, em espécie e através de cartão pré-pago VTM.

A Levycam trabalha com ordens de pagamentos para o exterior, em que se pode enviar do Brasil, valores para outros países. E, também, trabalha com ordens de pagamento do exterior, em que se pode receber em reais remessas de outros países.

Esses serviços são oferecidos para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Vantagens das ordens de pagamento para o exterior com a Levycam

  • Agilidade no processamento das operações
  • Equipe qualificada e uso de tecnologia de ponta
  • Flexibilidade e adequação às necessidades de cada cliente
  • Taxas de câmbio e tarifas competitivas

Vantagens das Remessas Internacionais do exterior com a Levycam:

  • Custos reduzidos
  • Serviço personalizado, atendimento conforme a necessidade específica de cada cliente
  • Pouca burocracia
  • Correto enquadramento das operações, seguindo a legislação cambial vigente no Brasil

Gostou do artigo e quer saber como a Levycam pode ajudar você? Entre em contato com nossos especialistas e veja como facilitar seu trabalho!

Levycam Corretora de Câmbio

Levycam Corretora de Câmbio

Corretora de Câmbio e Valores - Empresa renomada que está há mais de 85 anos no mercado de Casas de Câmbio, realizando transações online e seguras com as Melhores taxas

Fale conosco

Dicas e Novidades sobre o Mercado Financeiro

Acompanhe as novidades sobre o mercado Financeiro e também as dicas da Levycam Corretora de câmbio de valores

Falar com a Levycam!
1
Fale Conosco!
Precisa de ajuda?
Clique aqui e fale agora com nossa equipe agora mesmo!