Fale Conosco: (11) 3295-3999

Como fazer para receber diretamente do exterior

Como fazer a exportação de serviços e receber dinheiro do exterior

Navegue

A Ordem de Pagamento do Exterior é um serviço que possibilita pessoas físicas e/ou jurídicas, residentes no Brasil, a receber recursos em moeda nacional provenientes do exterior.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como, por exemplo:

  • Royalties;
  • Exportação de serviços;
  • Exportação de produtos;
  • Trânsito Internacional de Capitais;
  • Cursos no Exterior;
  • Manutenção de familiares no exterior.

Neste texto abordaremos como fazer para receber dinheiro do exterior por exportação de serviços

Por que exportar serviços?

Avanços tecnológicos encurtam distâncias e quebram barreiras geográficas, principalmente após o advento da internet. Esse cenário amplia as oportunidades de negócios de exportação entre países tanto para bens como para serviços.

Contudo, a exportação de serviços não funciona da mesma maneira que a exportação de bens no sentido da obviedade do que é exportado. Um projeto arquitetônico realizado em um escritório de São Paulo e enviado para a Argentina é um exemplo de exportação de serviços.

Ao exportar um serviço, que pode ou não envolver movimentação de pessoal e/ou equipamentos, o cliente paga esse serviço realizado fora do seu país.

O Relatório Anual do Comércio Exterior Brasileiro de Serviços, desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), revelou um crescimento consistente da exportação de “serviços modernos”, como TI e seguros, entre 2006 e 2020. 

Diante dos dados a Secex entende que a inovação tecnológica e a ampliação dos fluxos internacionais de serviços podem gerar ganhos adicionais de produtividade e competitividade.

O motivo desse crescimento se dá pelo avanço tecnológico e o dinamismo do comércio externo brasileiro de serviços em relação ao de bens. 

Como receber dinheiro do exterior quando com a exportação de serviços?

Para receber pelos serviços prestados para outro país é necessário juntar alguns documentos. Veja quais são:

  • Contratos de compra e venda internacional: documento que ratifica todos os direitos e as responsabilidades entre as partes, legitimando a relação comercial. No contrato, também deve estar descrito o nível de serviço, isto é, os prazos, as metas, indicadores e obrigações entre os envolvidos.
  • Fatura invoice: também chamada “Fatura Pró-Forma”, é um documento emitido pelo prestador de serviços (neste caso, você ou sua empresa), com características semelhantes às de uma fatura comercial. Trata-se de um formulário escrito no idioma de quem contratou o trabalho com: principais características da operação, endereço das partes envolvidas, nome do vendedor e do comprador, nome do representante, condições de venda e prazo de pagamento já acordados, podendo substituir o contrato, dado que formaliza a negociação.
  • Fatura comercial: também chamada  “Commercial Invoice”, trata-se de documento internacional emitido pelo exportador, representando a operação comercial e o seu propósito. As informações necessárias são: descrição da prestação do serviço, indicação do vendedor e do comprador, número do documento, data de emissão, menção da identificação do contrato ou da fatura invoice, valor e forma do pagamento e dados bancários do prestador de serviços.

Se você quer receber pela exportação dos seus serviços e não perder dinheiro na conversão das moedas, conte com a Levycam: você terá redução de custos e burocracia ao receber dinheiro do exterior.

COMUNICADO

Prezados clientes estamos com instabilidade no e-mail, favor priorizar a comunicação por WhatsApp ou telefone