Fale Conosco: (11) 3295-3999

Euro andando junto com o dólar? Entenda.

Navegue

Euro mais barato que dólar: o que isso significa para o Brasil?

Pela segunda vez em 20 anos, a cotação do euro no dia (22) de agosto chegou a menos de US$ 1,00, sendo negociado a US$ 0,998. Essa relação, por si só, não traz consequências diretas para a economia brasileira, dizem analistas. Porém, a valorização da moeda norte-americana pode impactar os negócios de uma série de empresas brasileiras.

O que explica a oscilação?

Desde que entrou em circulação pela primeira vez, em 2002, a moeda europeia manteve sua cotação a cerca de 10% a 30% a mais do que a do dólar. Contudo, desde o início do ano, o euro já acumula baixa de cerca de 11% frente à moeda norte-americana, pressionado pelo pessimismo em relação ao bloco econômico.

Efeitos na economia Brasileira?

Para as empresas brasileiras, no entanto, um fator pesa mais nesse cenário: a valorização do dólar. Isso porque a alta da moeda tende a beneficiar as empresas exportadoras brasileiras, que vendem seus produtos em moeda estrangeira e possuem receita denominada em dólar.

Esse é o caso das empresas de commodities, que são especialmente relevantes para a economia brasileira. Petróleo, minério de ferro, celulose, soja e trigo são precificadas em dólar no mercado internacional e oscilam de acordo com a oferta e a demanda lá fora.

Por isso, para as exportadoras, um dólar mais alto viabiliza ganhos maiores na venda ao exterior. Por outro lado, setores que importam grande parte de seus produtos, como os de tecnologia e varejo, são prejudicados, já que eles terão que lidar com preços mais elevados no mercado internacional.

“O real não tem uma paridade direta contra o euro. Primeiro nós fazemos uma paridade do real contra o dólar, e depois do dólar contra o euro”, explica Izac. “É também por conta disso que a desvalorização do euro não traz um impacto grande para as empresas brasileiras.”

Aproveitar as oportunidades é o segredo pra fazer seu dinheiro render mais. Conte com a Levycam para fazer suas transações. Acesse nosso blog e veja outras dicas valiosas como essa.

Veja com detalhes na fonte no site da Forbes, https://forbes.com.br/forbes-money/2022/07/euro-mais-barato-que-dolar-o-que-isso-significa-para-o-brasil/

COMUNICADO

Prezados clientes estamos com instabilidade no e-mail, favor priorizar a comunicação por WhatsApp ou telefone