contato@levycam.com.br | Contato: (11) 3242-3999 | Ouvidoria: 0800 770 7103
Conheça os tipos de dólar e as diferenças entre eles
mãos de mulher segurando carteira com dólar turismo nela

Para quem vai viajar para fora do Brasil ou trabalha com comércio exterior, é importante conhecer os diferentes tipos de dólar. Da mesma forma, é interessante conhecer as diferenças entre cada um deles e qual o momento para utilizar a moeda americana em suas diferentes modalidades. Por isso, a Levycam, corretora de câmbio especializada em dólar comercial e dólar turismo, elaborou este artigo, que visa tirar dúvidas e ajudar a comprar dólar com mais vantagens!

Dólar turismo

A cotação do dólar turismo é a ideal para quem planeja viajar ou fazer comprar no exterior

Então se você está neste grupo, saiba que  precisará levar um montante de moeda americana em espécie, que poderá ser comprada no Brasil nas casas de câmbio. 

A compra, portanto, leva em conta a cotação do dólar turismo do dia. Mesmo usando cartão de crédito,  o valor das compras é convertido com base na taxa de câmbio do dólar turismo. 

Além disso, essa mesma cotação também é aplicada no pagamento de cartões pré-pagos, hotéis e passagens aéreas.

Dólar comercial

O dólar comercial, conforme sugere o nome, é utilizado nas operações de comércio exterior compra e venda de produtos. 

As companhias de exportação e importação, portanto, são obrigadas a considerar a cotação do dólar comercial na hora de efetuar as transações comerciais.

O câmbio comercial é o câmbio utilizado também pelo governo em suas movimentações financeiras em outros países. Assim como serve para os cidadãos comuns que moram no exterior, mas possuem empréstimo em algum banco registrado pelo Banco Central.

Dólar à vista

O dólar à vista é comumente usado por empresas que pretendem fechar contrato no Mercado Financeiro. 

Assim, as empresas e instituições financeiras negociam a operação por diferentes canais de comunicação: internet, telefone, e-mail, e, depois, registram a operação na Bovespa.

Dólar Futuro

Imagine a seguinte situação: você firma um contrato de compra ou venda da moeda estrangeira para daqui três meses. 

No entanto, o preço é definido previamente, evitando que o valor a ser pago ou recebido seja impacto pela flutuação da taxa de câmbio. 

Isso é conhecido como dólar futuro, uma modalidade comum no Mercado Futuro (ambiente presente na Bolsa de Valores) que pode ser aproveitada para fins comerciais e empresariais. 

Afinal, o dólar futuro possibilita que os interessados possam negociar antecipadamente o valor antes da efetivação da compra ou da venda da moeda. 

Muitos investidores ficam de olho nesse tipo de cotação, pois ele torna o ambiente econômico mais seguro e previsível para a tomada de decisão. 

Dólar paralelo

Todos os demais tipos de cotação mencionados neste post são supervisionados pelo Banco Central, diferentemente do que acontece no mercado paralelo. 

No caso do dólar paralelo, a negociação envolve empresas e pessoas que não podem atuar de forma legal no mercado cambial.

Por isso, acabam cobrando valores exorbitantes e até mesmo realizam operações ilegais como lavagem de dinheiro e sonegação de impostos usando o dólar paralelo como parâmetro. 

Em resumo, é uma completa furada! Não utilize o dólar paralelo e dê preferência para compra e venda de moeda estrangeira em casas de câmbio autorizadas pelo Banco Central.

Conheça a Levycam corretora de câmbio especializada em dólar comercial e dólar turismo

A Levycam é uma corretora de câmbio autorizada e tem profissionais especializados para atender suas necessidades como pessoa física ou jurídica. 

Fale conosco!

Fechar Menu
WhatsApp Fale conosco!