contato@levycam.com.br | Contato: (11) 3242-3999 | Ouvidoria: 0800 770 7103
Como Saber se uma Nota de 100 Dólares é Verdadeira?

O Tesouro dos Estados Unidos usa vários métodos de segurança para combater a falsificação. Eles computam quase nove milhões de dólares em notas falsas circulando em território norte-americano. A cada década, aproximadamente, as notas de 100 dólares são redesenhadas e, nesse caso, os métodos de segurança que se deve procurar vão depender da data em que a nota foi feita. A série de 2009 e as mais recentes têm ainda mais recursos de segurança para se procurar. A nota de 100 atual traz o retrato de Benjamin Franklin na frente e o Independence Hall (“Salão da Independência”) no verso.

Verificando as notas mais recentes (série de 2009 em diante)

1 – Procure pelos números de série.

O número de série deve corresponder à série em que a nota foi impressa e ele se encontra no canto superior esquerdo ou inferior direito. Quando o número de série não corresponder à série, a nota é falsa.

  • Quando a nota é da série 2009, o número de série deve começar com “J”.
  • Quando a nota é da série 2009A, o número de série deve começar com “L”.

2 – Passe o dedo sobre os ombros de Benjamin Franklin.

As notas novas de 100 dólares usam impressão em alto relevo nos ombros de Franklin. Passe os dedos nessa parte e veja se você sente uma textura mais alta.

3 – Verifique a tinta que muda de cor.

Há um tinteiro grande em cor de cobre à esquerda do número de série da nota. Dentro do tinteiro tem um sino, que deve mudar do cobre para o verde quando a nota for observada em ângulos diferentes. O número 100 ao lado do tinteiro também deve mudar de cor, assim como em algumas notas de 100 mais antigas.

4 – Segure a nota sob à luz.

Um fio de segurança tem que aparecer logo à esquerda do retrato de Benjamin Franklin. As inscrições “USA” e o número 100 estarão alternados pela extensão do fio, que é visível nos dois lados da nota.

O fio também ficará rosa se colocar a nota sob a luz ultravioleta.
Você também pode comprar um detector de falsificações que tenha luz UV, o que pode ser bem útil se trabalha em uma função que lida notas de dinheiro. Uma opção popular é a importada AccuBanker D63 Compact, que custa cerca de $50.00 (por volta de R$ 150,00).

5 – Verifique a fita azul de segurança.

Logo à direita do retrato de Franklin há uma fita azul de segurança, que é impressa em formato 3D. Mexa a nota para frente e para trás e veja se aparece o número 100 e pequenos sinos se movendo dos dois lados da fita.

Essa fita não é colada na cédula e sim tecida. Portanto, caso a fita azul esteja descolando da nota, ela é falsa.

6 – Procure pelo retrato em marca d’água.

Segure a nota na luz e procure por uma imagem enfraquecida de Franklin dentro de uma forma oval no lado direito. A marca d’água tem que aparecer nos dois lados da nota.

7 – Use uma lupa para encontrar a micro impressão.

Olhe ao redor da gola do casaco de Franklin e procure pela frase “The United States of America” em letras miúdas.

Também deve haver a inscrição “USA 100” ao redor do espaço branco em que está o retrato.
A inscrição “100 USA” também deve aparecer ao redor da caneta de pena que está à direita de Franklin.

Fonte: https://pt.wikihow.com/Saber-se-uma-Nota-de-100-D%C3%B3lares-%C3%A9-Verdadeira

Fechar Menu
WhatsApp Fale conosco!