contato@levycam.com.br
Como funciona a compra e venda de dólar?

Operações de importação e exportação, viagens para fora do país, remessas de dinheiro ao exterior, entre outras situações, requerem os processos de compra e venda de dólar.

Quem está com viagem marcada para os Estados Unidos, por exemplo, precisará comprar dólar para fazer pagamentos em lojas e demais estabelecimentos que não aceitem cartão de crédito.

Onde posso comprar dólar?

Seja qual for a circunstância, a compra e a venda do dólar – ou de qualquer outra moeda estrangeira – é viabilizada pelas casas de câmbio.

Uma questão importante a considerar na hora de procurar os serviços das casas de câmbio presenciais ou online é se o estabelecimento é autorizado pelo Banco Central.

Esta é uma das principais exigências que toda casa de câmbio deve atender para realizar operações cambiais.

Tipos de câmbio e taxas de câmbio

No Brasil, existem basicamente dois tipos de operações de câmbio consideradas legais: mercado flutuante ou (turismo) e mercado livre (ou comercial).

No mercado flutuante são feitas as operações de compra e venda do chamado dólar turismo, destinado ao pagamento de gastos pessoais em viagens ao exterior.

Em contrapartida, no mercado livre são realizadas todas as transferências financeiras do Brasil para os países de fora, incluindo as remessas de dinheiro para parentes e as atividades de importação e exportação de produtos.

Em ambos os tipos de operações incide o que é conhecido como taxa de câmbio, que se refere ao preço da moeda estrangeira medido em frações da moeda corrente nacional.

As taxas de câmbio no mercado flutuante normalmente são mais altas em comparação com as taxas do mercado livre.

Isso ocorre porque o mercado turismo envolve operações com dinheiro em espécie. Já o mercado comercial funciona com ordens de pagamento.

Exigências para compra e venda de dólar no Brasil

Para a compra e venda de moeda estrangeira não existe um limite estabelecido pelo Banco Central.

Contudo, é importante que a origem do dinheiro seja lícita e que o montante seja declarado no Imposto de Renda.

Além disso, é requerido também que o objetivo da transação seja registrado no contrato de câmbio, assinado no momento da aquisição do dólar ou de outra moeda estrangeira qualquer.

Precisa vender ou comprar moeda estrangeira com segurança e dentro das exigências? Procure os serviços da Levycam!

Entre em contato conosco ou acesse Levycam. Nossos profissionais têm a solução ideal para você!

Como funciona a compra e venda de dólar?
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

Fechar Menu