Cenário do Câmbio 25/07/2023
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h36):
- Ibovespa sobe 0,92%, aos 122.462,64 pontos
- Dólar avança 0,25% aos R$ 4,7447 no mercado à vista
- Juros futuros operam com em queda de mais de 10 pontos-base nos vencimentos médios e longos
Bolsa brasileira
O Ibovespa avança e mira a marca dos 123 mil pontos. Na máxima intradia, avançou 1,32%, alcançando 122.949,39 pontos, o que representa um salto de cerca de 1.600 pontos ante a abertura (121.343,58 pontos).
A valorização na carteira é quase geral. Além dos sinais de estímulos na China, a queda maior do que a esperada no IPCA-15 em julho reforça o otimismo, ao fortalecer a tese de recuo da Selic em agosto.
“Nosso cenário-base prevê primeiro corte na taxa de juros de 25 bps na próxima reunião do Copom, em agosto, mas existe possibilidade [de queda maior]”, diz o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung. O IPCA-15 registrou deflação de 0,07%, cedendo mais do que a mediana de baixa de 0,03% encontrada na pesquisa Projeções Broadcast.
Na Europa e nos Estados Unidos, também há valorização dos índices de ações. Os resultados trimestrais da General Electric (GE), General Motors (GM) e 3M agradaram aos investidores.
Dólar e Juros futuro
A moeda americana passou do negativo para o positivo nos últimos minutos. O diretor da corretora Correparti, Jefferson Rugik, disse que houve entrada de fluxo comercial no começo dos negócios apoiando a queda inicial da moeda americana. Segundo ele, após o dólar à vista furar o importante suporte de R$ 4,72, apareceu demanda de importadores no mercado à vista e de investidores em geral (estrangeiros e
institucionais, como fundos e fundações) e algumas tesourarias de bancos no segmento futuro, determinando a inversão de sinal para alta.
“O mercado ajusta posições porque a deflação do IPCA-15 veio superior às previsões e pode apoiar corte maior da Selic em agosto. Além disso, o índice DXY do dólar se mantém fortalecido à espera de alta de juros pelo Fed amanhã em meio a dúvidas sobre o tom da comunicação e de seus próximos passos”, comentou.
Os juros futuros têm baixa de cerca de 10 pontos-base no miolo da curva, após após o IPCA-15 mostrar deflação maior do que o esperado. Os vencimentos curtos também recuam, mas com menor intensidade.
Principais agendas do dia
9h, é divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de julho.
10h, o FMI publica a atualização do relatório de Perspectivas da Economia Mundial.
11h, o Conference Board informa o índice de confiança do consumidor americano em julho.
Cenário do Câmbio 25/07/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 25/07/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;