Cenário do Câmbio 21/12/2023
Como estão os mercados no início desta tarde (cotações às 12h53):
- Ibovespa sobe 0,77% aos 131.800 pontos
- Dólar cai 0,74% aos R$ 4,8755 no mercado à vista
- Bolsas em NY: Dow Jones, +0,57%; S&P500 +0,66%; e Nasdaq, +0,70%
- Juros futuros operam em alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
Depois de uma breve correção de preços ontem, 20, o Índice Bovespa voltou a refletir o bom humor do investidor diante de um cenário mais benigno nas economias do Brasil e dos Estados Unidos. Em alta desde a abertura, o índice voltou a testar o patamar dos 132 mil pontos, mesmo com a instabilidade de alguns ativos no exterior.
O investidor já iniciou o dia sob o clima positivo da aprovação da medida provisória da subvenção do ICMS no Senado, numa vitória do ministro da Fazenda Fernando Haddad, e que terá importante impacto na arrecadação do governo no ano que vem. A MP determina que empresas não poderão mais retirar da base de cálculo dos impostos federais (CSLL e IRPJ) os benefícios fiscais (subvenções) concedidos pelos Estados e relativos ao ICMS.
Dólar e Juros
No mercado de câmbio, a aprovação de uma das principais medidas arrecadatórias do governo, ontem, pelo Senado, somada a dados que reforçaram a tese de que os juros nos Estados Unidos devem começar a cair em março do ano que vem, mantém o dólar em território negativo ante o real no início da tarde. A moeda americana cai também em relação a outras moedas fortes e no comparativo com boa parte das moedas de exportadores de commodities, embora apresente leve alta na comparação com as de países emergentes.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 4,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior em base anualizada – menos que os 5,2% estimados na leitura preliminar – e a inflação medida pelo PCE alcançou 2,6% no mesmo período, também revisada para baixo em relação à leitura anterior, de 2,8%.
Nos juros, as taxas futuras rondam os ajustes anteriores, com leve viés de alta nesta tarde, com alguma pressão após leilão do Tesouro, que ofertou lote bem grande de títulos. Indicadores econômicos dos Estados Unidos e os Treasuries (títulos do Tesouro americano) influenciavam as taxas no sentido contrário, assim como o dólar, em parte da manhã, mas no começo da tarde os “yields” (rendimentos) inverteram o sinal de queda.
Cenário do Câmbio 21/12/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 21/12/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;