Cenário do Câmbio 21/11/2023
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h15):
- Ibovespa cai 0,48%, aos 125.346 pontos
- Dólar avança 0,65% aos R$ 4,8839 no mercado à vista
- Juros futuros sobem nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
O tom negativo do exterior tem instigado uma realização de curto prazo do Ibovespa, que cai desde a abertura com investidores embolsando lucros após quatro pregões de alta. A agenda escassa de indicadores tende a reforçar a expectativa de queda do Índice Bovespa ao menos na abertura, ainda que o minério de ferro tenha subido 1,93% em Dalian, na China, nesta terça-feira. Já o petróleo cai moderadamente, bem como os índices futuros de ações de Nova York e as Bolsas da Europa.
No geral, os investidores estão à espera da divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na tentativa de encontrar pistas sobre o início de corte dos juros dos Estados Unidos. Isso porque indicadores recentes de inflação e de atividade sugeriram que a economia está desacelerando, abrindo margem para redução das taxas. Contudo, alguns analistas desacreditam que haverá algum sinal neste sentido.
“Deve manter o discurso cauteloso quanto ao término do ciclo de aperto monetário. No entanto, o texto vem defasado, diante da divulgação posterior à reunião do CPI abaixo do previsto”, observa em comentário o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria.
Dólar e Juros
Os juros futuros operam em alta, de olho em um relativo fortalecimento dos rendimentos longos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano), que passaram a oscilar mais perto da estabilidade, após caírem mais cedo, enquanto a taxa da T-Note de 2 anos sobe. Além disso, o dólar chegou a renovar máxima há pouco, a R$ 4,8849 (+0,70%), após oscilar sem direção única e entre margem bem estreita nos primeiros negócios.
Os ajustes são estreitos em meio à agenda econômica local esvaziada e concentração de indicadores americanos no fim da manhã. No radar estão a ata do Fed, o PL dos Fundos e logo mais o Tesouro faz leilão de NTN-B e LFT (11h00).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou há pouco que o governo conta com o apoio do Congresso Nacional na aprovação das pautas econômicas. O ministro reconheceu, contudo, que o apoio do Legislativo acontece “no seu tempo”. “Estamos com apoio do Congresso, Congresso tem apoiado as medidas econômicas no seu tempo, porque não é fácil digerir o que estamos fazendo”, declarou o ministro ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais.
Cenário do Câmbio 21/11/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 21/11/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;