Cenário do Câmbio 21/08/2023
Como estão os mercados no meio desta tarde (cotações às 15h09):
- Ibovespa recua 0,99%, aos 114.265,23 pontos
- Dólar sobe 0,36%, aos R$ 4,9857 no mercado à vista
- Bolsas de NY operam mistas, com valorização de 0,46% do S&P 500 e de 1,28% do Nasdaq, e baixa de 0,22% do Dow Jones
- Juros futuros apresentam alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
As ações de empresas ligadas a commodities ampliaram o ritmo de depreciação nos negócios da última hora, o que levou o Ibovespa a renovar a mínima do dia, com perda acima de 1%. Embora os preços das matérias-primas tenham fechado em alta, depois que o governo da China anunciou novas medidas de afrouxamento monetário, prevalece o clima de desconfiança com a segunda maior economia do mundo.
Com a intensificação das perdas dos contratos futuros do petróleo, as ações da Petrobras ampliaram o ritmo de queda, o que pesou para o índice de referência da B3.
No cenário doméstico, também preocupam o investidor as dúvidas quanto ao jogo político que envolve reforma ministerial e avanço das reformas estruturais. Hoje o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reforçou que a reforma tributária será apreciada no plenário da casa em outubro. Ele espera a promulgação de uma emenda constitucional da reforma tributária ao final do ano.
No exterior
As bolsas de Nova York seguem operando mistas nesta tarde. Há pouco, o índice Nasdaq acelerou a alta, avançando mais de 1%. Em destaque, a ação da Moderna subia quase 10%, após a farmacêutica fechar acordo com a chinesa Carsgen para estudar um possível tratamento contra o câncer a partir do uso de vacinas.
No noticiário, o UBS cortou as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China este ano e no próximo, em meio a estímulos insuficientes do governo chinês e a expectativa de que a crise no setor imobiliário seja profunda e duradoura. O banco reduziu a previsão para a expansão da atividade econômica chinesa em 2023, de 5,2% para 4,8%, e em 2024, de 5% para 4,2%.
Ainda, em entrevista ao Broadcast, o economista Guido Zack, professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade Nacional de San Martín (Unsam), afirmou que o choque de desvalorização do peso argentino deve acelerar a inflação nos próximos meses e terá impacto negativo sobre a economia da Argentina. Para ele, a escalada dos juros no país é um erro, porque fixa um novo piso para a inflação.
Principais agendas do dia
8h25, o Banco Central do Brasil divulga o Relatório Focus.
15h, saem os dados da balança comercial do Brasil.
Cenário do Câmbio 21/08/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 21/08/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;