Cenário do Câmbio 20/05/2024
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h24):
- Ibovespa cai 0,11%, aos 128.008,58 pontos
- Dólar avança 0,34% aos R$ 5,1186 no mercado à vista
- Juros futuros operam em alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
O Ibovespa ampliou a queda e tocou há pouco o nível dos 127 mil pontos, após abrir aos 128.150,71 pontos, com variação zero, mas Vale e Petrobras atenuavam. Além da cautela externa, diante da pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) e consequente efeito nos juros domésticos, o investidor ainda avalia com cuidado a piora nas projeções no boletim Focus hoje, sobretudo de inflação e Selic.
“No fundo, é um processo em que vemos virada das expectativas ao longo das últimas semanas, desde o racha nos votos no Copom de maio. Ficou um clima de certo desconforto que, somado aos riscos fiscais crescentes e de iniciativas intervencionistas como na Petrobras, deságua na piora das expectativas”, descreve Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria. Para o economista, seria correto o Banco Central seguir a sinalização do diretor de Política Monetária Gabriel Galípolo e agir para conter a piora nas expectativas de inflação, conforme relata o Broadcast.
Dólar
As taxas de juros negociadas no mercado futuro ampliaram o ritmo de alta nos vencimentos intermediários e longos, alinhadas ao avanço das taxas dos Treasuries, que renovaram máximas em todo os vencimentos. O dólar fortalecido ante o real também ajuda a puxar as taxas para cima nesta segunda-feira de agenda fraca. O relatório Focus, do Banco Central, é um dos destaques da manhã, ao mostrar piora nas estimativas do mercado para inflação e taxa Selic, ante outros indicadores.
“A mais importante sem dúvida foi a revisão da Selic para 10% ao final do ciclo, ou seja, o mercado espera mais dois cortes de 25 pontos e para. Esta é uma mudança substancial nas expectativas dos economistas e reverbera o último Copom”, disse o economista André Perfeito. Segundo Perfeito, se o Copom parar de cortar a Selic antes de o Federal Reserve iniciar os cortes nos Estado Unidos, a tendência seria um alívio na ponta longa dos juros no Brasil.
Cenário do Câmbio 20/05/2024
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 20/05/2024
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;