Cenário do Câmbio 16/08/2023
Como estão os mercados no meio desta tarde (cotações às 14h50):
- Ibovespa sobe 0,38%, aos 116.612 pontos
- Dólar cai 0,25%, aos R$ 4,9744 no mercado à vista
- Bolsas em NY: Dow Jones, -0,02%; S&P500 -0,14%; Nasdaq, -0,45%
- Juros futuros desaceleram queda e se aproximam da estabilidade
Bolsa Brasileira
O Ibovespa consegue manter o sinal positivo neste meio de tarde após ter sido submetido no dia anterior a teste crítico, bem próximo a perder a linha dos 116 mil pontos ao fim de 11 sessões de quedas consecutivas, que poderia levá-lo ainda mais abaixo, à região dos 110,5 mil pontos.
Neste começo de tarde, a referência da B3 se afastava um pouco mais dos 117 mil pontos, em alta moderada tentando segurar fôlego mesmo com as bolsas em Nova York renovando mínimas. Os investidores seguem cautelosos à espera da divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Dólar e Juros
O dólar segue recuando ante o real, acompanhando a queda da divisa no mercado externo. A moeda americana vem de três altas seguidas no mercado brasileiro, e passa por dia de ajustes. A expectativa pela ata do Fed também pressiona o mercado de câmbio nesta quarta-feira.
O economista-chefe da J.F. Trust, Eduardo Velho, avalia que os dados de varejo dos EUA ontem e da indústria hoje mostram que a desaceleração americana deve ser mais suave que o esperado e também em relação à economia europeia. Isso significa, segundo ele, que não se espera queda acentuada de juros de Treasuries (títulos do Tesouro americano) à frente, reduzindo a aversão a risco e tirando força do dólar.
Os contratos de juros futuros seguem operando em queda, mas perderam força amparados pelo combo entre queda do dólar e recuo nas taxas dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
Principais agendas do dia
9h, saem os números do varejo dos Estados Unidos de julho.
12h, presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, palestra em almoço da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), em Brasília.
Cenário do Câmbio 16/08/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 16/08/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;