Cenário do Câmbio 08/12/2023
Como estão os mercados no início desta tarde (cotações às 13h01):
- Ibovespa avança 0,70%, aos 126.944,21 pontos
- Dólar sobe 0,23%, aos R$ 4,9203 no mercado à vista
- Bolsas de NY operam em alta, com valorização de 0,31% do Dow Jones, de 0,32% do S&P 500 e de 0,37% do Nasdaq
- Juros futuros apresentam estabilidade ao longo da curva, com viés de alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
A instabilidade deu o tom aos negócios do mercado brasileiro de ações após a divulgação do relatório de emprego americano, o dado mais esperado da semana. Por aqui, a valorização das commodities atuou na ponta oposta desde a abertura e amorteceu os movimentos vendedores. Por fim, interpretações mais otimistas dos dados americanos favoreceram a recuperação das bolsas americanas, dando fôlego extra ao Ibovespa, que chegou a testar a resistência dos 127 mil pontos.
Na avaliação de Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, o mercado de ações tende a trabalhar cada vez mais atrelado a fatores macroeconômicos nas próximas semanas. E com a melhora de percepção sobre a política monetária americana, ele acredita que o Ibovespa tem potencial para buscar em breve o seu recorde histórico nominal, acima dos 131 mil pontos (intradia). “O arrefecimento dos juros pode ser o ‘trigger’ (gatilho) para uma recuperação”, afirma.
Dólar e Juros
O mercado de câmbio opera sob pressão de ingressos de fluxo comercial desde cedo, em meio à alta firme de commodities, e de investidores estrangeiros, que ajudam a aliviar a subida do dólar ante o real. Mais cedo, a moeda americana tocou máximas a R$ 4,9364 (+0,56%), reagindo aos dados do “payroll” dos Estados Unidos.
E na renda fixa, após uma manhã bem volátil, os juros futuros começam a tarde praticamente estáveis em toda a curva, a cinco dias das decisões de política monetária do Fed e do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom), com apostas bem consolidadas de manutenção das taxas nos Estados Unidos (faixa de 5,25% a 5,50%) e corte de 50 pontos-base da Selic na quarta-feira (de 12,25% para 11,75%).
“O ‘Payroll’ é o único destaque do dia e aqui a agenda é fraca, mas o investidor estrangeiro tem se mantido otimista em relação ao País, apesar do risco fiscal recente e dados de atividade mostrando que a economia está fraca. Em termos relativos, o Brasil não está tao ruim e isso acaba inibindo alta das taxas, principalmente as mais longas”, afirma o estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil, Luciano Rostagno.
Cenário do Câmbio 08/12/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 08/12/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;