Cenário do Câmbio 05/12/2023
Como estão os mercados no início desta tarde (cotações às 12h45):
- Ibovespa cai 0,23% aos 126.515 pontos
- Dólar sobe 0,33% aos R$ 4,9647 no mercado à vista
- Bolsas em NY: Dow Jones, -0,37%; S&P500 -0,04%; Nasdaq, +0,45%
- Juros futuros operam em alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
O mercado de ações teve uma manhã relativamente morna, com oscilações moderadas por todo o período e alguma instabilidade. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, principal expectativa do dia, não chegou a gerar influência expressiva nos negócios, mesmo tendo superado levemente as estimativas. Já a volatilidade de outros ativos, como o dólar, as commodities e as Bolsas americanas, acabaram por conduzir o vaivém das ações.
O PIB do terceiro trimestre teve alta de 0,1% e ficou acima da mediana das estimativas do Projeções Broadcast, que indicava uma queda de 0,2% no período. Ainda entre os dados divulgados hoje, o que chamou a atenção na Bolsa foi a alta de 1,1% no consumo das famílias no terceiro trimestre, indicado nos resultados das Contas Nacionais Trimestrais, conforme divulgou o IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre de 2022.
Nesse ambiente, ações dos setores de consumo e financeiro estiveram entre os destaques do dia, que acabou por amenizar a influência negativa de outros segmentos, como o de commodities. Ainda com muitas dúvidas quanto ao desempenho da economia global e a demanda por matérias-primas, o minério de ferro fechou em queda na China e o petróleo alternou sinais ao longo da manhã.
Dólar e Juros
O dólar está volátil no mercado à vista. Começa a tarde em alta e acima de R$ 4,95, assim como permaneceu durante a maior parte da manhã. Operadores justificam o movimento predominante de compra até o momento a preocupações dos investidores sobre a economia da China, à queda persistente do minério de ferro e uma demanda sazonal de fim de ano de empresas para remessas ao exterior e de bancos para enquadramento de posições cambiais.
Em alguns momentos, o dólar chegou a cair brevemente, diante da volatilidade dos preços do petróleo, indicadores locais melhores que o esperado, como PIB do 3º trimestre e PMIs composto e de serviços em novembro, que desautorizam ampliação no ritmo de corte da taxa Selic, além de breve influência dos dados mistos divulgados nos EUA perto do meio-dia. O PMI de serviços medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM) subiu mais que o esperado em novembro nos EUA, enquanto o relatório Jolts apontou recuou na abertura de vagas em outubro.
Nos juros, as taxas dos contratos futuros sobem, especialmente os mais curtos, após a economia brasileira mostrar crescimento, contrariando a expectativa de queda, o que consolida a percepção de que o Banco Central deve manter o ritmo de corte de 50 pontos-base, nas próximas duas reuniões. A decisão do Copom será na semana que vem. Já os longos rondam a estabilidade, em meio a leve alta do dólar, mas recuo dos retornos dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) longos.
Cenário do Câmbio 05/12/2023
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 05/12/2023
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;