Blog

5 formas de fazer pagamentos internacionais

Navegue por tópicos!

5 formas de fazer pagamentos internacionais

O sonho de ouro de qualquer empresa (ou pelo menos de grande parte delas) é crescer nacionalmente e depois conquistar o mercado internacional. 

No entanto, quando esse dia chega, é preciso prestar atenção nas boas práticas de comércio exterior — especialmente quando for a hora de lidar com as remessas internacionais e todos os trâmites envolvidos. E isso vale também para quem planeja se envolver com a importação de produtos. 

Reunimos aqui 5 formas de fazer pagamentos internacionais, com seus riscos e benefícios — Confira!

Remessa sem Saque

Na modalidade Remessa sem Saque (Clean Collection, em inglês), a empresa exportadora envia a documentação de embarque para a importadora — que realiza o desembaraço das mercadorias na alfândega e só depois é efetuado o pagamento.

Ponto alto: a tramitação de documentos é ágil e as despesas bancárias têm taxas reduzidas (ou mesmo podem ter isenção).

Ponto baixo: essa modalidade é considerada de alto risco, pois o exportador não conta com um título de crédito. Ou seja, em caso de inadimplência não há possibilidade de protesto e de abertura de uma ação judicial. 

A dica da vez é escolher essa modalidade quando houver um elo de confiança entre as partes. 

Pagamento Antecipado

Essa forma de pagamento é o inverso da anterior: a empresa importadora faz o pagamento antecipado pela mercadoria, enquanto a exportadora fica responsável pelo despacho e embarque da mercadoria, além de cuidar do contrato de câmbio junto a um banco

Ponto alto: a empresa importadora pode economizar, garantindo uma taxa de conversão menor. O indicado é acompanhar a flutuação da moeda brasileira para saber se vale a pena.

Ponto baixo: existe a possibilidade da empresa exportadora não entregar a mercadoria.

Cobrança Documentária

Essa modalidade, como o nome sugere, tem como base processos mais complexos de conferência de documentação de envio e recebimento de mercadorias — que passam por instituições financeiras dos países do importador e do exportador. 

Ponto alto: essa forma de pagamento é considerada uma das mais seguras.

Ponto baixo: apesar de mais segura, conta com uma maior burocracia. 

Carta de Crédito

Na modalidade Carta de Crédito, um banco fica responsável por fixar condições para fechamento de negócio entre a empresa importadora e a exportadora. 

Ponto alto: com a Carta de Crédito, há mais garantias frente a outros formatos de movimentação financeira. Por isso, é uma das modalidades mais difundidas no Comércio Exterior. 

Ponto baixo: O negócio só é fechado se todas as exigências forem atendidas. 

Boleto bancário

Nessa modalidade de pagamento internacional, a empresa importadora paga em moeda nacional, convertida na moeda estrangeira do exportador através da agência de câmbio. Há uma cobrança de taxa de operação cambial e do Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

Ponto alto: com o boleto bancário, o pagamento é realizado de forma rápida e sem burocracia

Ponto baixo: os bancos têm que registrar todas as emissões de boleto, elevando os custos desse tipo de operação.

As remessas internacionais precisam ser feitas tendo em vista o tamanho da operação, riscos e benefícios de cada modalidade. O ideal é fazer uma análise completa antes de fechar o negócio.

Pagamentos internacionais com segurança é com a Levycam

Para receber dinheiro do exterior ou efetuar envios internacionais de dinheiro, entre em contato com o atendimento da Levycam: nossa atuação de 87 anos na área de câmbio garante que você realize transferências internacionais com a maior confiança.

Levycam Corretora de Câmbio

Levycam Corretora de Câmbio

Corretora de Câmbio e Valores - Empresa renomada que está há mais de 85 anos no mercado de Casas de Câmbio, realizando transações online e seguras com as Melhores taxas

Fale conosco

Dicas e Novidades sobre o Mercado Financeiro

Acompanhe as novidades sobre o mercado Financeiro e também as dicas da Levycam Corretora de câmbio de valores

Falar com a Levycam!
1
Fale Conosco!
Precisa de ajuda?
Clique aqui e fale agora com nossa equipe agora mesmo!