O Câmbio Comercial é a cotação do dólar que influencia diretamente nas operações comerciais
Para aqueles que precisam fazer remessas internacionais seja para viajar ou para empresa é muito importante entender qual a diferença entre dólar comercial e turismo. Leia nosso artigo e saiba mais:
Todos os dias vemos nos jornais sobre a cotação do dólar, ou seja, é um assunto que relativamente todos veem, porém, poucos entendem sobre e, na hora de comprar ou vender dólar as dúvidas ficam ainda maiores.
Como, por exemplo, por que o valor que compro de dólar é diferente do valor divulgado na mídia? Para entender essa e outras é importante entender, primeiramente, a diferença entre dólar comercial e turismo.
O que quer dizer comercial e turismo no câmbio comercial?
Dólar comercial:
O Dólar comercial baseia-se na oferta e procura da moeda no mercado internacional e, é utilizada para estabelecer as taxas de mercado voltadas para o pagamento ou recebimento de importações e exportações.
A cotação comercial é variável e durante o dia pode mudar diversas vezes. Para controlar essa “inconstância” o dólar comercial tem interferência do Banco Central que determina um valor acessível para as operações.
Ao final do dia o mercado encerra as atividades e as taxas de câmbio média são definidas e recebem o nome de Ptax.
Dólar Turismo
O dólar turismo é muito comum para pessoas que viajam para o exterior, o dólar turismo é a moeda que é negociada nas casas de câmbio. Em comparação ao comercial a turismo é a mais cara, pois, junto a ela existem alguns impostos, custos administrativos, logística, entre outros.
Quando procuramos os valores do dólar na internet, por exemplo, é o valor do dólar turismo.
Desse modo, a principal diferença entre o dólar comercial e turismo é que o comercial só pode ser comprado ou vendido por instituições financeiras.
Seja para uma operação comercial ou turismo, entre em contato com a corretora de câmbio Levycam, nossos profissionais são altamente capacitados para te dar um suporte na hora de comprar dólar.