Mercado opera em compasso de espera antes do Fed e Copom
Aqui vão algumas das principais notícias do câmbio e do mercado financeiro em 9 de dezembro de 2025 👇
Panorama geral do mercado e câmbio
-
Segundo o relatório de abertura do dia, o Ibovespa iniciou o dia com leve alta — cerca de 0,52% — alcançando 158.187 pontos, com o mercado no Brasil reagindo a uma diminuição da tensão eleitoral.
-
Já no câmbio, o dólar americano frente ao real brasileiro (USD/BRL) manteve-se relativamente estável.
- O dólar à vista opera com ligeira alta perante o real nesta terça-feira (9), com investidores ainda monitorando os desdobramentos da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026, enquanto no exterior a moeda norte-americana mostra estabilidade ante uma cesta de divisas fortes.
-
O dia amanheceu com cautela global — tanto no Brasil quanto no resto do mundo — à espera de decisões importantes de política monetária do Federal Reserve (Fed, EUA) e do Banco Central do Brasil (Copom). Isso pressiona ativos de risco e influencia o apetite dos investidores.
Contexto global — juros, moeda e mercados internacionais
-
No exterior, o dólar se valorizou frente a várias moedas principais, em um ambiente de incerteza antes da decisão do Fed. Isso impacta a percepção de risco global e tende a repercutir sobre moedas emergentes, como o real.
-
O par euro/USD subiu levemente, em meio a dados positivos de exportação da Alemanha — o que fortaleceu o euro no contexto externo.
-
A expectativa de cortes de juros nos EUA — ou ao menos de uma pausa nos aumentos — continua a movimentar títulos e fluxos internacionais, mantendo o mercado global em compasso de espera.
Cenário doméstico e fatores de atenção no Brasil
-
A incerteza global — combinada com o ambiente eleitoral e a espera por decisões monetárias — tem levado investidores no Brasil a adotarem uma postura mais defensiva. Isso se reflete na estabilidade do câmbio e no comportamento mais cauteloso no mercado de renda variável.
-
Para os próximos dias, o mercado estará atento a fatores externos: principalmente a decisão do Fed e como ela poderá influenciar o câmbio e o fluxo de capitais para emergentes como o Brasil.
O que observar a seguir
-
A reunião do Fed e os dados de emprego dos EUA (como o relatório JOLTS) — devem definir o rumo do dólar global e influenciar fortemente moedas de mercados emergentes, inclusive o real.
-
No Brasil, qualquer sinal de turbulência internacional ou desaceleração de entrada de capitais pode pesar sobre o câmbio e a bolsa.
-
A sensibilidade da economia global a dados macroeconômicos faz com que commodities, juros internacionais e expectativas de risco sigam sendo variáveis cruciais para os próximos dias.
*Este artigo buscou sintetizar as principais notícias do dia sobre o dólar e o mercado financeiro, destacando a importância de uma análise cuidadosa e informada para a tomada de decisões no contexto econômico atual.
**Este artigo tem caráter informativo e não constitui recomendação de investimento. Consulte um profissional financeiro antes de tomar decisões no mercado.
Faça seu cadastro agora mesmo, clicando aqui.
Cenário do Câmbio 09/12/2025
Fontes:
Data da publicação: 09/12/2025
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;