Informações sobre a repatriação de recursos do exterior

Medida de repatriação de recursos do exterior possibilita regularização do contribuinte perante a Receita Federal sem que precise enfrentar ações penais.

O Senado aprovou, no dia 15/12, a medida para repatriação de recursos no exterior, criada no intuito de elevar a receita interna do país utilizando montantes irregulares no exterior, além de possibilitar a regularização desses recursos junto à Receita Federal sem que haja punições mais severas aos responsáveis. O projeto, que substitui um texto de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e já vem sendo debatido há alguns meses, segue agora para sanção ou veto da presidente da República. A medida foi colocada em regime de urgência no segundo semestre desse ano graças a baixa arrecadação nos cofres públicos e as dificuldades vigentes no cenário econômico. Acredita-se que a proposta pode trazer de R$ 30 bilhões até R$ 100 bilhões de arrecadação extra para os cofres públicos, sem que haja a necessidade de criar um novo imposto.

Como funcionará a repatriação de recursos no exterior para o contribuinte?

Para o cidadão que possui dinheiro no exterior, a medida representa uma oportunidade de regularizar a situação perante a Receita Federal. Veja alguns pontos de importância:

– O cidadão que mantém bens e dinheiro no exterior poderá regularizar esse montante e estará livre de processos punitivos por manter divisas fora do país e do controle da Receita Federal, o que representa uma grande vantagem para o contribuinte.

– De acordo com a proposta, o contribuinte que desejar repatriar recursos do exterior terá de pagar um percentual de 30% sobre o valor, sendo 15% de multa e 15% de imposto de renda.

– Segundo o texto, a medida possuirá prazo determinado de 120 dias e apenas nesse período vigorará a anistia proposta pelo Governo. Fora desse prazo, quem ainda possuir dinheiro não declarado no exterior corre o risco de permanecer na ilegalidade.

– Poderão ser regularizados patrimônios como investimentos, depósitos mantidos em contas no exterior, ações, pensões, carros, barcos e aviões particulares. Entretanto, estão excluídos da proposta bens como antiguidades, rebanho animal, obras de arte e joias.

Quem não tem direito ao benefício?

Segundo a proposta, políticos, servidores e detentores de cargos públicos, bem como cônjuges e parentes consanguíneos, não poderão se beneficiar do processo de repatriação de recursos. É uma precaução para que pessoas citadas na Operação Lava Jato ou outras relacionadas não consigam regularizar bens ilegalmente enviados para o exterior.

Vai passar pelo processo de repatriação de recursos do exterior? A Levycam pode te ajudar!

O contribuinte que deseja regularizar seu patrimônio precisa ter muita cautela em todas as etapas do processo. Além disso, é extremamente recomendável que toda a operação seja acompanhada por especialistas, assegurando que ela ocorra de maneira totalmente legal, dentro das exigências da Receita Federal e sem perdas para o cidadão que deseja repatriar seus recursos.

Caso tenha dúvidas sobre a repatriação de recursos, consulte os especialistas da Levycam e tenha uma assessoria completa em todas as etapas da operação.

Quem é a Levycam Corretora?

levycam-banner-cambio-20145823125808Com mais de 80 anos de tradição, a Levycam é pioneira no segmento de corretagem de câmbio e conta com uma equipe qualificada, que irá atender às demandas dos clientes de maneira rápida e personalizada.

Auditada pela BDO Brazil, uma das maiores empresas de auditoria do país e destaque no mercado nacional e internacional e membro da Abracam e Ancord, a Levycam garante aos seus clientes total confiabilidade e segurança nos processos. Além disso, a Levycam é credenciada pelo Banco Central do Brasil, o que permite à corretora oferecer taxas competitivas nas operações de compra e venda de moedas estrangeiras.

Confira em nosso site os diversos serviços de câmbio, repatriação de recursos e operações financeiras disponíveis e converse com um de nossos especialistas!

Na Levycam você pode confiar!

[btn_link url=”https://www.levycam.com.br/telefones-e-enderecos/” size=”medium” cls=”success”]Fale Conosco![/btn_link]

By | 2015-12-17T11:24:06+00:00 dezembro 17th, 2015|Mercado financeiro, Remessas internacionais|