Fale Conosco: (11) 3295-3999

O que é taxa de câmbio e como ela é calculada

O que é taxa de câmbio e como ela é calculada

Navegue

Existem inúmeras moedas ao redor do mundo e cada uma com seu valor. A taxa de câmbio turismo é o valor de uma moeda em relação a outra. Ela que vai determinar quanto dinheiro nacional temos que ter para comprar uma moeda estrangeira. 

No caso do Brasil, por exemplo, a taxa de câmbio define quantos reais você precisa para comprar uma determinada quantidade de dólares.

Essa taxa varia de acordo com diversos fatores, como o regime de câmbio.

Vamos falar sobre os regimes e outros fatores que determinam a alta ou a baixa da taxa, continue o texto e entenda como ela é calculada.

Como é calculada a taxa de câmbio

A base do regime cambial no país de origem afeta a taxa de câmbio, porém, alguns fatores são fundamentais para o aumento ou a diminuição da moeda.

Alguns deles são:

  • Fatores políticos e econômicos
  • Custos administrativos
  • A forma como a moeda é entregue

O preço também varia conforme o tipo de câmbio.

Câmbio turismo, para quem pretende fazer viagens ao exterior e precisa fazer compra do país que vai viajar.

A base dessa taxa é a cotação comercial do dinheiro do país para onde vai viajar comparado ao país de origem do viajante.

Nessa categoria de câmbio, alguns fatores podem resultar em um preço maior, como, por exemplo, gastos incluídos com segurança, logística e impostos.

Câmbio comercial, taxa usada no mercado para transações entre empresas e países, ela costuma ser mais em conta por conta do volume de operações.

Ela afeta a economia, já que, se a taxa estiver muito alta nas importações, os preços podem subir, mas pode ser positivo nas exportações.

Regime Cambial de cada país

Cada país possui um regime cambial, o que vai ser definido pelo Banco Central do país vigente, são eles:

  • Câmbio Fixo: a autoridade monetária do país, como se fosse o nosso Banco Central, determina o valor da moeda estrangeira com relação à nacional.
  • Câmbio Flutuante: as taxas variam conforme a oferta e a demanda da moeda.
  • Câmbio Atrelado: uma mistura dos câmbios acima, a taxa sofre alteração diariamente, dentro do que foi determinado pelo governo.

No Brasil, o regime adotado é o flutuante, mas já tendo sido adotado o regime de câmbio fixo algumas vezes, a última vez foi durante o plano Real, entre 1994 e 1999.

Taxas de Compra e Venda

A taxa de câmbio é deduzida em duas situações, o valor de compra e o de venda, o que a torna mais alta ou mais baixa.

O valor de compra sempre será menor que o valor de venda, ou seja, se você for vender um montante na casa de câmbio, o montante recebido será menor que se estivesse efetuando uma compra.

Cada corretora possui uma taxa diferente, pesquise bem antes de realizar uma venda ou compra de moeda estrangeira, seja para câmbio turismo ou comercial.

Na Levycam, além de ter a credibilidade garantida de mais de 85 anos no mercado, você conta com os melhores serviços e as melhores taxas!