Blog

Entenda a alta do dólar

Navegue por tópicos!

Entenda a alta do dólar

Há muito tempo que o aumento do dólar está entre os assuntos mais falados entre os brasileiros. E ele não é somente de interesse para aqueles que querem viajar e comprar dólar turismo, por exemplo, que também sofrem com essa elevação, mas sim, de todos que aqui vivem.

A subida do dólar se dá a diversos fatores que muitos não sabem, mas principalmente da oferta e da demanda da moeda no Brasil, ou seja, se existe um aumento na procura pela moeda, ela sobe.

O aumento dos preços de produtos básicos é visível nas gôndolas dos supermercados e nos postos de combustíveis.

Tudo isso porque alguns produtos não são produzidos no Brasil ou são utilizados máquinas, embalagens ou ingredientes importados para produção.

Continue o texto e veja em detalhes o porquê da relativa aumento e seus impactos.

Motivos da alta do dólar

Você já entendeu que a oferta e a demanda contam muito para o aumento da moeda que mais movimenta a economia no mundo, o dólar.

Já houve um tempo em que o dólar valeu menos que R$ 1,00, para ser mais preciso, no ano de 1994, 1 dólar valia R$ 0,94, quando teve a primeira cotação em relação ao real.

Mas, alguns fatores também implicam nessa crescente linha de preço, vamos listar algumas condições.

  • Desenvolvimento da Economia, quando o PIB americano aumenta, o dólar tem uma alta valorização nos outros países.
  • Pouco Investimento, se não há investimentos estrangeiros, a circulação da moeda diminui, gerando aumento da mesma em relação ao real.
  • Desequilíbrio Econômico, a diferença de preço entre importar e exportar um insumo causa uma oscilação na economia.
  • Assuntos Políticos, um país cheio de altos e baixos no cenário político, com certeza, trará menos investidores e, com isso, o crescimento do dólar é inevitável.

Viu, temos vários motivos para o crescente aumento do dólar, o que acarreta resultados desfavoráveis para o país.

Impactos na Economia

No dia a dia, percebe-se o aumento de alguns produtos de consumo essenciais ou não, mas os efeitos vão além, veja alguns deles nos tópicos abaixo.

Aumento dos Produtos

Quando a empresa exporta seus insumos, ela, consequentemente, vai aumentar os preços de seus produtos para o consumidor final, o que normalmente sofre com isso.

Ganho nas Exportações

As empresas que exportam a maioria ou parte de seus produtos, podem ganhar com a alta do dólar, sendo um dos poucos lados positivos literalmente da moeda.

Desaceleração da Economia

Com o aumento dos preços, não é de se estranhar que a economia não gire tanto quanto numa situação de maior alívio dos preços, sendo assim, leva mais tempo para se estabilizar.

Viagens mais Caras

Comprar dólar turismo, devido a alguns custos inclusos como seguro, logística, entre outros, se torna ainda mais caro devido às viagens sofrerem com o aumento da moeda.

E aí, você já foi afetado com a subida do dólar ou já foi beneficiado em algum momento oportuno?

Mesmo com a alta do dólar, tenha sempre as melhores soluções nas operações de câmbio livre-se da burocracia escolhendo a Levycam.

Levycam Corretora de Câmbio

Levycam Corretora de Câmbio

Corretora de Câmbio e Valores - Empresa renomada que está há mais de 85 anos no mercado de Casas de Câmbio, realizando transações online e seguras com as Melhores taxas

Fale conosco

Dicas e Novidades sobre o Mercado Financeiro

Acompanhe as novidades sobre o mercado Financeiro e também as dicas da Levycam Corretora de câmbio de valores

Falar com a Levycam!
1
Fale Conosco!
Precisa de ajuda?
Clique aqui e fale agora com nossa equipe agora mesmo!