contato@levycam.com.br | Contato: (11) 3242-3999 | Ouvidoria: 0800 770 7103
Curiosidades sobre o Euro, a moeda que completa 20 anos em 2019

O euro é a moeda unificada e oficial de grande parte dos países que integram a União Europeia. Instituída em janeiro de 1999, o Euro é a segunda moeda mais incluída em transações e operações financeiras, ficando atrás apenas do dólar americano.

Em 2019, a moeda completa 20 anos de existência e, para quem quer comprar euro, vale conhecer algumas curiosidades sobre essa forte moeda estrangeira!

Curiosidades sobre o euro: alguns fatos que você precisa saber!

Antes da circulação física do euro, a moeda foi introduzida como meio de pagamento eletrônico em 1º de janeiro de 1999. As primeiras notas do euro entraram em circulação apenas em 1º de janeiro de 2002.

Países que adotaram o euro

Os primeiros países a adotar o euro foram Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Finlândia, Áustria, Espanha, Portugal, Grécia, Itália, Irlanda, França e Holanda.

Mais tarde vários outros países se juntaram ao clube de usuários do Euro. Isso incluiu Chipre, Estônia, Malta, Eslováquia, Eslovênia, Letônia e Lituânia.

Moedas feitas em ouro

As moedas de euro possuem características de alta segurança legíveis por máquina, a fim de evitar a circulação de dinheiro falso.

Algumas das moedas de baixo valor são feitas de ouro nórdico, uma liga feita especificamente para construir moedas resistentes.

Quem supervisiona o euro?

A autoridade central para supervisionar a política monetária de acordo com a qual o Euro é emitido é o Banco Central Europeu (BCE). Este banco tem sede em Frankfurt, na Alemanha.

O Eurosistema, um conglomerado dos diferentes bancos centrais dos países que utilizam o euro, supervisiona a cunhagem, impressão e distribuição das moedas e cédulas.

Simbologia

O euro é denotado pelo símbolo , que se chama “épsilon’” e veio do alfabeto grego. Duas linhas horizontais paralelas cruzam o meio da letra.

Euro em 1970??

As primeiras conversas sobre a criação de uma moeda comum para todos os países europeus surgiram na década de 1970. Um dos principais passos foi dado no Tratado de Maastricht, de 1992.

Isso estabeleceu certas regras para os países membros seguirem, a fim de serem incluídos no clube dos países que usam o euro.

Gostou das curiosidades sobre a moeda europeia? Comprar e vender euro no Brasil ficou mais fácil e simples. Basta contratar os serviços da Levycam – corretora de valores autorizada pelo Banco central.

Fale conosco e saiba mais sobre remessa de dinheiro e compra e venda de moeda estrangeira!

Curiosidades sobre o Euro, a moeda que completa 20 anos em 2019
5 (100%) 10 vote[s]
Fechar Menu