Cenário do Câmbio 29/05/2024
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h20):
- Ibovespa cai 0,91%, aos 122.657 pontos
- Dólar avança 0,74% aos R$ 5,1921 no mercado à vista
- Juros futuros operam em alta nos principais vencimentos
Bolsa Brasileira
A queda vista no pré-mercado de ações em Nova York e o recuo de 1,11% em Dalian, na China, a US$ 122,97 a tonelada, pressionam o Ibovespa no início da sessão desta quarta-feira, 29. Além disso, a cautela em véspera de feriado no Brasil, preocupações ficais renovadas e alguns indicadores locais influenciam o Índice Bovespa negativamente. Uma fonte de alívio pode vir da alta do petróleo, mas o temor de que a valorização seja mais um empecilho para fazer com que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) demore mais a cortar os juros joga contra. Essa percepção tem sido reforçada por dirigentes do Fed, que voltam a falar hoje. Além disso, fica no foco o Livro Bege americano, que poderá ajudar a calibrar as apostas para os juros dos EUA.
Desta forma, os juros dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) longos avançam e pressionam as taxas no Brasil, o que pode contaminar ações ligadas ao ciclo econômico na B3. Internamente, a gama de indicadores divulgada nesta manhã também tem efeito desfavorável no Índice Bovespa, de forma a reforçar o debate de fim de queda da Selic, a começar pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). O indicador acelerou a 0,89% em maio, ante 0,31% em abril, ficando acima da mediana de 0,82% das projeções, cujo intervalo ia de 0,34% a 1,03%.
Dólar
No mercado de câmbio, o dólar vem renovando máxima no mercado à vista em meio à primeira coleta de taxas nas mesas de operação para a formação da Ptax do dia. O analista de mercado da Stonex, Leonel Mattos, atribui a correção de alta à cautela dos investidores em dia de agenda local cheia. Investidores ampliam posições defensivas por três fatores principais, aponta ele: por ser vésperas de feriado local e de fechamento da Ptax mensal, na sexta-feira; após comentários ontem do presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, dando a entender que os juros americanos continuarão no patamar atual alto por período prolongado e, por fim, a divulgação pelo BC das estatísticas fiscais de abril no País, cujo superávit está menor que o esperado, deixando os agentes do mercado receosos pelos desdobramentos fiscais.
Nos juros, as taxas dos contratos futuros operam em alta, alinhados à valorização externa da divisa americana e dos rendimentos dos Treasuries de médio e longo prazos. Investidores digerem vários indicadores locais, de inflação, fiscal e mercado de trabalho, enquanto aguardam falas de dirigentes do Federal Reserve à tarde. O mercado reforça posições defensivas cambiais, diante da valorização externa do dólar frente a outras divisas principais e várias emergentes em manhã com juros sem tendências única dos Treasuries, em queda na ponta curta e elevação nos vértices intermediários e longos.
Cenário do Câmbio 29/05/2024
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 29/05/2024
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;