Cenário do Câmbio 06/06/2024
Como estão os mercados pouco depois da abertura do pregão (cotações às 10h33):
- Ibovespa sobe 0,16%, aos 121.604 pontos
- Dólar cai 0,24% aos R$ 5,2847 no mercado à vista
- Juros futuros operam perto da estabilidade, com viés de queda
Bolsa Brasileira
O Ibovespa iniciou a sessão desta quinta-feira, 6, com alta moderada, com uma potencial recuperação apoiada no aumento dos preços de commodities, mas com investidores digerindo sinais de que os juros devem continuar elevados no exterior, mesmo após o Banco Central Europeu (BCE) confirmar as expectativas do mercado e reduzir as taxas da zona do euro. O Ibovespa fechou em alta em apenas duas das últimas 15 sessões. Pesam sobre o índice receios de permanência das taxas de juros em níveis elevados, tanto aqui quanto no exterior, e a desvalorização de commodities com peso relevante na pauta de exportações, como o minério de ferro e o petróleo.
Hoje, o preço do minério de ferro fechou em alta na bolsa de Dalian, na China, e o petróleo opera em alta no exterior, o que contribui para a valorização dos recibos de ações da Vale e da Petrobras no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h50. Apesar disso, o EWZ, principal fundo de índice de ações brasileiras negociado nos Estados Unidos, operava perto da estabilidade, assim como os futuros dos principais índices de ações dos Estados Unidos.
O BCE anunciou mais cedo um corte de 0,25 ponto porcentual nas taxas de juros da zona do euro, dentro do que o mercado previa. No entanto, a instituição também indicou que a trajetória futura dos juros dependerá de indicadores, aumentou as previsões de inflação e reforçou que pretende começar a reduzir no segundo semestre sua carteira de ativos – uma manobra com efeito contracionista na política monetária.
Dólar
Os juros futuros têm viés de queda, após subirem pela manhã acompanhando a elevação dos rendimentos dos Treasuries. No câmbio, o dólar abriu com viés de baixa e passou a exibir ligeira alta, mas logo voltou a cair. O mercado avalia o anúncio do Banco Central Europeu de corte de 0,25 pontos-base nos juros na zona do euro, como o esperado, além da coletiva de imprensa da presidente do BCE, Christine Lagarde. Ainda, o mercado monitora comentários do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento em São Paulo. “O BCE cortou os juros, mas com declaração mais dura”, disse. “A declaração do BCE é para retirar o ímpeto de que haverá redução de juros muito grande”, emendou.
O mercado de câmbio hesita diante da valorização do petróleo e do minério de ferro e um desempenho “lateral” do índice DXY, que tinha viés negativo. No entanto, entre moedas emergentes, o dólar volta a subir levemente frente o peso mexicano e a rupia indiana, com questões políticas desses países ainda pressionando suas divisas e com reflexo aparente ainda sobre outros pares. A rigidez nos juros e no câmbio precificaria ainda as dúvidas no front fiscal doméstico, diante da dificuldade que o governo deve ter com pautas de arrecadação no Congresso, em especial, agora, com a Medida Provisória que limita a compensação de créditos do PIS/Cofins.
Cenário do Câmbio 06/06/2024
Fonte: Agência Estado – Broadcast
Data da publicação: 06/06/2024
Levycam Corretora de Câmbio e Valores. Estamos há mais de 90 anos no mercado de câmbio sempre informando as melhores notícias diárias do mercado financeiro. Para essas e outras noticias do mercado financeiro, acesse nosso área do Blog com mais os mais variados artigos sobre o mercado financeiro.
Aproveite para nos seguir nas redes sociais.
Nosso perfil no Instagram
Nossa página do Linkedin
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
- Ainda mais;
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Bem como;
- Contudo;
- Juntamente com;
- Apesar disso;
- Em outras palavras;
- Nesse sentido;
- Por exemplo;
- Seja como for;
- Todavia;
- Ainda assim;
- Porém;
- Além disso;
- Em outras palavras;